Tratamento de resíduos: como contratar uma empresa especializada sem desperdiçar dinheiro

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

É recomendado que toda empresa efetue o gerenciamento dos resíduos que produz. No entanto, realizar essa gestão de forma autônoma nem sempre é viável, principalmente se a empresa não tem recursos financeiros e humanos disponíveis para tanto. Nesse caso, a solução mais viável é contratar uma empresa especializada nestes serviços.

É preciso escolher uma prestadora de serviços com cuidado para não correr o risco de acabar desperdiçando muito dinheiro. Isso porque o mercado ainda conta com empresas não especializadas ou não autorizadas. Veja como não perder dinheiro e realizar uma boa contratação para assessorar sua empresa no tratamento de resíduos!

Defina a melhor opção de tratamento de resíduos

Conforme o tipo de resíduo, há um tratamento específico para ele. A avaliação dos profissionais permite detectar a carga poluidora, as características do resíduo e, então, definir o tratamento mais adequado para o lixo. No caso de efluentes industriais, é preciso lembrar que diferentes ramos de indústria produzem efluentes com composições diversas, com diferentes volumes.

A necessidade de caracterizar e analisar os resíduos somente intensifica mais a importância de contar com o apoio de uma empresa especializada séria. Os profissionais podem fazer visitas técnicas, fazer avaliações, realizar análises dos resultados de laboratório.

Avalie a logística oferecida pela empresa terceirizada

Um ponto que precisa ser avaliado é a distância que separa a empresa contratante do ponto de destinação. Os gastos com transporte são sempre proporcionais à distância do ponto de origem ao ponto de chegada. Muitas vezes, a viabilidade pode não ser tão vantajosa se as distâncias forem consideráveis.

As condições de logística interferem diretamente sobre a viabilidade do transporte, considerando as dificuldades ou as limitações no percurso da rota, as restrições associadas aos horários de circulação dos veículos de carga, ao tempo de locomoção e assim por diante. Todas essas variáveis tendem a interferir de forma negativa na programação da coleta e do transporte e aumentam o preço do frete.

tratamento de resíduos

Considere as vantagens dos serviços off-site

O tratamento de resíduos off-site, ou seja, terceirizado, deve oferecer vantagens de natureza operacional e econômica. Vejamos algumas delas:

O foco

As empresas que contratam o trabalho de um especialista em tratamento de resíduos podem direcionar sua atenção para aquilo que efetivamente é do seu interesse, ou seja, o negócio principal que a empresa realiza. Isso é possível porque os processos de recebimento, tratamento, monitoramento dos resíduos ficam sob a responsabilidade da empresa terceirizada.

Os benefícios operacionais

A organização geradora dos resíduos encaminha o lixo para a terceirizada, deixando de preocupar-se com questões como: espaço para armazenamento, contratação de mão-de-obra capacitada, problemas no tratamento dos resíduos, adequação às exigências para a correta destinação final dos resíduos tratados.

A responsabilidade compartilhada

Como a empresa que produz o lixo não precisa aplicar dinheiro em construções, operações, manutenção da planta de tratamento, não precisa assumir uma boa parcela dos riscos operacionais, ambientais e trabalhistas, encarregando a parte mais difícil do trabalho a especialistas.

Fique atento ao descarte de resíduos

Qualquer problema ambiental provocado pelo tratamento e descarte do lixo de forma inadequada sofrerá penalização, sendo que todos os envolvidos terão que assumir a responsabilidade pelo fato. A terceirização não isenta a contratante de suas responsabilidades ambientais, por isso é importante analisar vários aspectos ao contratar os serviços terceirizados.

A contratação de empresas especializadas submete-se à verificação da documentação legal, das visitas técnicas, do conhecimento sobre os processos aplicados no tratamento, confirmando que os resíduos serão descartados e destinados de acordo com o que determina a legislação. Convém ainda ficar alerta aos valores cobrados, pois preços muito baixos podem representar riscos maiores e também é importante considerar a experiência, a seriedade, a credibilidade da empresa especializada no segmento em que trabalha.

Considere esses pontos ao contratar uma empresa especializada no tratamento de resíduos e evitará desperdiçar dinheiro.

Aproveite para seguir a Silcon Ambiental nas redes sociais, aumentar seu networking e conhecer melhor nosso trabalho. Siga-nos no LinkedIn e no Facebook!

Facebook
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×