Quais são os pontos que devo avaliar sobre a empresa de gestão de resíduos na hora da contratação?

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Imagem de duas pessoas apertando as mãos

Toda empresa geradora de resíduos precisa gerenciá-los corretamente. O tratamento e o descarte indevidos acarretam multas e, possivelmente, outras penalidades. Além disso, o lixo tende a causar diversos problemas, afetando o solo, as águas, o ar — enfim, a todo o meio ambiente. Também contribui para a proliferação de doenças.

O ideal é contar com uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos, pois assim você terá total segurança em relação ao tratamento e a destinação dos resíduos. Mas é bom avaliar bem antes de escolher qual a melhor empresa do ramo.

Por isso, vamos dar a você algumas dicas sobre os pontos a considerar na hora de contratar uma boa empresa de gestão de resíduos. Venha descobrir!

Confira a tecnologia usada pela empresa de gestão de resíduos

Para fazer o tratamento e a destinação mais adequados, a empresa de gestão de resíduos deve dispor de uma boa infraestrutura, uma tecnologia avançada e confiável, com a certificação exigida. Isso porque os equipamentos devem cumprir pontualmente sua função.

Para a produção de blends, por exemplo, são necessários equipamentos que trituram e separam os resíduos industriais e comerciais. Através da blendagem, os resíduos são homogeneizados para que sejam transformados em combustível ou matéria-prima para as cimenteiras.

No caso da incineração, é importante que a máquina, o incinerador rotativo, tenha passado pelo teste de EDR (Eficiência de Destruição e Remoção) perante a companhia ambiental do estado. Somente assim, o incinerador será licenciado para tratar diferentes resíduos perigosos.

Da mesma forma para as outras operações, como esterilização, manufatura reversa e assim por diante. Tudo deve ser efetuado com a tecnologia apropriada, que tenha certificação e garanta a rastreabilidade, uma exigência dos órgãos de fiscalização.

Beneficie-se com a dedutibilidade fiscal com essa ajuda especializada

Embora muitos gestores ainda não saibam, é possível deduzir impostos a partir da destruição de matérias-primas e produtos. É um benefício que pode ser aproveitado por qualquer empresa geradora de resíduos, mas é muito procurado principalmente pelas empresas do ramo farmacêutico.

empresa de gestão de resíduos

Para fazer jus à dedutibilidade fiscal do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), é fundamental que a descaracterização e o envio dos materiais para o tratamento e a destinação sejam acompanhados por auditor da Receita Federal. Para isso, a empresa de gestão de resíduos armazena os resíduos os materiais em galpões apropriados e acompanha o processo até a emissão do termo de encerramento pela Receita, que dá à empresa geradora o direito de efetuar o lançamento contábil para reduzir os impostos a pagar.

Contrate uma empresa que realmente conhece a gestão de RSS

É importante, se sua empresa for da área de saúde, contratar profissionais que sejam especializados no gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, ou RSS. Dessa forma, será dado o tratamento mais adequado aos equipamentos médico-hospitalares, eletrônicos, recicláveis, orgânicos e quaisquer outros que são produzidos em um ambiente que presta serviços na área da saúde.

A empresa especializada respeita o que determina a CONAMA nº 316/2002. Um processo novo de tratamento para RSS é o UPAC, que transforma os resíduos infectantes do Grupo A e do Grupo E em combustíveis, sem geração de resíduos para os aterros.

É uma solução que atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pois evita a emissão de gás metano para a camada atmosférica, resultante da decomposição do lixo acumulado nos aterros.

Fique atento a critérios importantes antes de contratar a empresa

Vamos resumir os principais pontos que você deve observar antes de contratar uma empresa de gestão de resíduos:

  •         Certificações exigidas;
  •         Infraestrutura adequada, com tecnologia avançada;
  •         Garantia de rastreabilidade;
  •         Processo de dedutibilidade fiscal;
  •         Proteção à marca;
  •         Processos de tratamento e destinação seguros e mais sustentáveis;
  •         Gestão dos RSS.

Contratar uma empresa de gestão de resíduos é a melhor opção para garantir o tratamento e a destinação de lixo mais adequados. Por isso, é importante escolher bem, pesquisando e considerando os critérios acima.

O que achou do post? Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você ficará sempre atualizado e bem informado sobre as questões ambientais relacionadas ao mundo dos negócios!

Facebook
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×