Incineração de resíduos: quais os cuidados e riscos no processo?

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

lixo incinerado

A queima controlada de resíduos é uma das formas de tratamento e destinação dada a diferentes resíduos. É destinada especialmente aos de elevada periculosidade. Essa queima deve ser efetuada em lugares adequados e por profissionais capacitados.

Com a crescente produção de lixo, torna-se um fator da máxima importância dar a ele a correta destinação, evitando que o meio ambiente e a coletividade sejam prejudicadas por ações indevidas e irresponsáveis.

Neste post, mostraremos os cuidados e os riscos envolvidos no processo de incineração de resíduos. Confira!

A incineração de resíduos como uma solução eficaz

A incineração de resíduos é uma solução que as autoridades governamentais e a sociedade em geral encontraram para reduzir a quantidade de lixo que é descartada.

É preciso evitar que o contato direto com os ecossistemas cause danos, que podem ser irreversíveis, ao solo, às águas, ao ar. Os resíduos podem alcançar não somente as águas de superfície, mas as águas subterrâneas, que formam o chamado “lençol freático”.

Contudo, é preciso lembrar que os gases emitidos pela incineração podem provocar a poluição atmosférica, provocando consequências graves, como o aumento do efeito estufa e a disseminação de doenças que afetam a vida humana e animal. É por isso que a queima deve ser controlada.

O processo de incineração de resíduos

A incineração de resíduos deve ser efetuada por uma empresa especializada no assunto. Somente assim, ficam garantidos manejo correto e a utilização adequada dos equipamentos, os incineradores.

O processo é simples, mas devem ser tomados alguns cuidados. Os resíduos são submetidos a temperaturas elevadas, que podem alcançar até 950º C ou 960º C.

A fração orgânica que resulta do processo é realizada de forma que a oxidação diminua seu volume com ordenação e sem riscos. Felizmente, as atividades são controladas e os profissionais trabalham com coleta seletiva específica e com equipamentos que podem decompor uma quantidade alta de rejeitos.

incineração de resíduos

Os riscos que o processo de incineração envolve

Uma vantagem da incineração é que ela permite eliminar resíduos cujo período de decomposição espontâneo é muito longo. Outra vantagem da incineração é que a queima dos materiais libera, entre outros gases, o metano, que pode ser utilizado como fonte de energia.

Mas, como já destacamos, ele pode causar outros danos, especialmente ao ar, exigindo outros cuidados.

A emissão de alguns gases tóxicos é nociva para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, aumentando os riscos de doenças relacionadas à poluição atmosférica. Os produtos queimados emitem substância químicas, poluentes e tóxicas.

A contaminação pode ocorrer basicamente de duas maneiras:

  1.   Através dos gases emitidos pela queima dos resíduos;
  2.   Através das cinzas geradas durante a incineração de resíduos.

As substâncias tóxicas liberadas envolvem, entre outras, dioxinas e furanos, que são gases provocadores do câncer. Eles são resultantes da combinação de carbono, oxigênio, cloro e hidrogênio em temperaturas inferiores a 800º C.

Eles chegam à atmosfera e descem por meio da chuva, causando a contaminação de alimentos, pastos, contaminando o leite e a carne dos animais criados como fonte de alimento humano.

Ainda não se descobriu a quantidade aceitável de furano e dioxina que o organismo pode suportar sem sofrer danos sérios.

Também é importante dar a destinação adequada às cinzas que sobram do processo de queima. Conforme o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a sua Resolução nº 264/1999, é possível fazer o licenciamento de fornos para gerar clínquer (material que entra na composição do cimento).

A resolução fala sobre a análise dos gases liberados pelo forno sem a presença de resíduos (testagem em branco) e da análise dos liberados a partir de resíduos (teste de queima). A resolução também define o percentual de liberação dos diferentes gases que podem sair do forno.

A incineração de resíduos abrange vantagens e desvantagens. É preciso tomar certos cuidados para minimizar os riscos e garantir que o processo seja eficiente, ou seja, elimine a periculosidade de certos materiais.

Já que falamos sobre tratamento e descarte de resíduos, vale a pena saber um pouco mais sobre o assunto. Veja, então, quais tecnologias uma empresa de tratamento de resíduos pode utilizar para tratar lixo industrial!

Facebook

Comentário no facebook

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×