Gestão de resíduos sólidos durante a crise da COVID-19: como proceder?

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Imagem de sacos de lixo e lixeiras no chão

Uma opção para as empresas gerenciarem os resíduos que geram a partir de suas atividades com mais segurança, especialmente em épocas de pandemia, é recorrer à automação proporcionada por algumas empresas especializadas no gerenciamento global de resíduos.

A crise estabelecida pelo coronavírus está afetando drasticamente nossa economia. Muitas organizações se sentem mais compelidas a efetuar uma redução de gastos maior que a habitual. Além de contribuir para manter uma boa imagem da marca perante a sociedade, a gestão de resíduos sólidos eficaz durante a crise da COVID-19 é uma exigência da lei.

Neste artigo, mostraremos como o empreendedor deve proceder para não causar prejuízos ao negócio, ao meio ambiente e à sociedade. Venha conferir!

Saiba mais sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei nº 12.305/2010 (que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ou PNRS) determina como obrigatória a gestão de resíduos sólidos mesmo nos momentos mais críticos. Na verdade, nesses momentos, o gerenciamento dos resíduos torna-se ainda mais necessário para evitar a contaminação secundária através do descarte inadequado do lixo (principalmente o lixo hospitalar).

A empresa deve adotar práticas eficazes envolvendo a coleta, o armazenamento, o transporte, a destinação e a disposição finais do lixo de maneira que não cause impactos negativos no meio ambiente. Essas ações envolvem uma estreita relação entre aspectos financeiros, administrativos, legais e ainda de planejamento.

Conforme determina a PNRS, a finalidade do gerenciamento é reduzir a geração de resíduos, conseguir a preservação da saúde pública e do meio ambiente.

gestão de resíduos sólidos

Veja como fazer uma gestão de resíduos sólidos eficiente

A empresa que efetua uma gestão de resíduos sólidos eficiente consegue reduzir os impactos negativos que eles provocam sobre o meio ambiente e também efetiva um melhor aproveitamento deles. A pandemia do COVID-19 requer ainda maiores cuidados com esse controle do lixo. Um bom gerenciamento precisa de:

  •         Um diagnóstico dos resíduos produzidos: é preciso conhecer os tipos de resíduos que são gerados; para esse diagnóstico, é importante manter controle sobre os resíduos (com um bom software, esse controle é aprimorado);
  •         Uma equipe envolvida no gerenciamento dos resíduos: usando um software adequado, os setores que trabalham de forma conjunta podem ficar integrados e, quando os funcionários compartilham dados sobre gestão de resíduos, consequentemente a gestão é melhor (todos precisam acessar de forma igual os arquivos e as informações sobre o assunto);
  •         Um fornecedor qualificado para gerenciar a destinação do lixo;
  •         Um sistema eficaz de logística reversa;
  •         O monitoramento da gestão de resíduos sólidos: é preciso monitorar e analisar os dados relacionados ao gerenciamento, pois assim a empresa não verá os resíduos como um grande transtorno, mas fará com que se transformem em uma solução estratégica.

Entenda por que uma empresa especializada é a melhor solução

Para simplificar sua vida, o mais correto é contar com uma empresa especializada na gestão de resíduos sólidos para que se responsabilize por todas etapas do trabalho. Isso garante que todos os requisitos da PNRS serão cumpridos, bem como outras regulamentações mais específicas sobre a COVID-19. O conhecimento da legislação assegura que a empresa contratante não se envolverá em problemas legais, não será multada, nem penalizada de qualquer outra forma.

Escolher a empresa certa permite que o negócio usufrua dos melhores serviços, com os mais capacitados profissionais e com a mais avançada infraestrutura. Entre os serviços que uma boa empresa oferece podemos destacar: a gestão global dos resíduos, a incineração, o coprocessamento, o controle dos RSS (resíduos de serviços de saúde), as emergências químicas e até a dedutibilidade fiscal, que ajuda o cliente a reduzir gastos com impostos.

A crise da COVID-19 está gerando um cenário que pode desestruturar muitas empresas. É importante que elas se mantenham em alerta, capazes de vislumbrar oportunidades mesmo perante as adversidades. A gestão de resíduos sólidos, se realizada corretamente, conforme determina a lei, pode se transformar em algo altamente estratégico para a marca.

E você, está precisando de profissionais especializados? Precisa de serviços seguros e confiáveis de gestão de resíduos? Aproveite para ver mais dicas em nossas redes sociais: siga a gente no Facebook e no LinkedIn.

Facebook
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×