Como escolher uma boa empresa de tratamento de resíduos industriais?

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

indústria

A empresa com responsabilidade social deve ficar atenta à legislação ambiental para não ser penalizada por infrações e crimes contra o meio ambiente. Essa categoria de crime costuma ser punida com severidade. Quanto mais graves os danos causados ao solo, à água, ao ar, à comunidade, mais grave será a penalidade, mais alta será a multa.

Por isso, vale a pena contar com profissionais terceirizados, especializados na gestão de lixo. Assim, a empresa reduz os riscos de ser multada e de cometer algo que seja danoso para os ecossistemas. Mas é preciso identificar um parceiro terceirizado confiável que realize essa gestão. Veja como escolher uma boa empresa de tratamento de resíduos industriais!

Avalie a reputação, o histórico e o que falam da empresa

Uma empresa com uma boa imagem corporativa transmite mais confiança ao mercado. E o que faz a reputação boa ou má de qualquer organização é a forma como ela realiza seu trabalho, a honestidade que usa, o respeito que tem pelas leis e o conhecimento que tem sobre elas.

Se ela gerencia resíduos, precisa estar a par de tudo que se relaciona ao assunto. Precisa saber as diferentes formas de efetuar o tratamento de resíduos industriais, bem como seu descarte mais apropriado. Deve ter infraestrutura suficiente para a realização dos serviços que oferece aos clientes.

Confira com outros clientes a impressão que eles tiveram a respeito do trabalho da empresa. Se eles estão satisfeitos com os resultados ou se ficaram frustrados. Se ela tem processos na Justiça, isso não é um bom referencial.

Escolha uma empresa que faça o correto tratamento de resíduos industriais

O tratamento de resíduos industriais varia conforme a natureza dos resíduos. Resíduos inertes não recebem o mesmo tratamento que resíduos perigosos. No caso de resíduos industriais, a maior parte costuma envolver algum risco para o meio ambiente, para a saúde da comunidade.

Por esse motivo, grande parte do lixo industrial é submetido à queima controlada, ou seja, à incineração. Porém, um volume ainda maior passa por coprocessamento, que é uma opção bem rentável e traz muitas vantagens ambientais..

Pelo coprocessamento, ocorre a queima de resíduos sólidos e o reaproveitamento de itens em insumos úteis, especialmente em fornos de produção de cimento.

Opte por uma empresa que faça o Gerenciamento Global de Resíduos

Em que consiste o Gerenciamento Global de Resíduos? O GGR é um conjunto de estratégias desenvolvidas para suprir as necessidades das empresas que geram resíduos. As ações contemplam desde a produção dos resíduos até a destinação final.

O GGR assegura que todos os processos técnico-operacionais, ambientais e legais sejam efetivados com sincronia e eficácia, agregando soluções inovadoras, ganhos ambientais e  – econômicos e outros benefícios para as empresas-clientes.

Os profissionais que efetuam o Gerenciamento Global de Resíduos são capacitados para identificar as necessidades do cliente, compreender a demanda de maneira globalizada, desenvolver soluções práticas, elaborar projetos compatíveis com a realidade da empresa geradora.

Certifique-se de que a empresa efetua dedutibilidade fiscal

A dedutibilidade fiscal é a forma legal para a recuperação do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Esses impostos incidem sobre matérias-primas, produtos ou bens que são destinados à destruição.

A empresa de tratamento de resíduos industriais deve garantir a dedutibilidade fiscal, que oferece vantagens como:

  •         A dedução do valor dos estoques de bens imprestáveis como custo de produção, para apuração de base de IRPJ e CSLL;
  •         A proteção à marca, pois evita que produtos de baixa qualidade cheguem ao mercado de maneira inadequada;
  •         A destinação correta dos resíduos Classe 1 e Classe 2 (perigosos) por meio de empresa de Engenharia Ambiental;
  •         O aumento do ambiente de armazenagem para fins produtivos;
  •         A redução de custos operacionais com manutenção e armazenagem de bens que não servem mais.

Essas dicas te ajudarão e escolher uma empresa competente e confiável para efetuar o tratamento de resíduos industriais gerados pelo seu negócio.

Aproveite e saiba mais sobre o assunto, vendo 4 soluções que uma consultoria especializada em tratamento de resíduos pode trazer para a sua empresa!

 

Facebook

Comentário no facebook

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×