Como é feito o descarte de resíduos em uma emergência química?

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Homem com uma roupa protetora contra químicos fa anotações em uma prancheta

O descarte de resíduos químicos é especial porque tende a envolver alguns riscos extras. Um produto químico, se for indevidamente descartado, tende a causar problemas no meio ambiente e à saúde das pessoas. Os materiais de natureza química são, em geral, sólidos ou líquidos.

Por esse motivo, é sempre aconselhável contratar uma empresa especializada, que seja qualificada para gerenciar resíduos químicos e seja licenciada pelas instituições ambientais apropriadas. O descarte deve ser feito conforme o tipo de resíduo. Neste artigo, vamos falar sobre o descarte de resíduos de uma emergência química. Leia e saiba melhor o que fazer!

O descarte de resíduos químicos sólidos

No caso de resíduos sólidos, eles devem ser colocados em um recipiente feito de material rígido. O material da embalagem merece especial consideração para evitar que ocorram reações químicas indesejadas entre os produtos. A embalagem deve receber etiqueta e lacre. Depois, ela é classificada como um resíduo químico e guardado em local seguro até a sua retirada.

O descarte de resíduos químicos líquidos

Já os resíduos químicos líquidos, devem ser colocados na embalagem original ou em algum recipiente que esteja preparado para armazenar o líquido. Ela deve ser, portanto, rígida, resistente, à prova de água, com tampa rosqueada e vedante. É preciso fazer a identificação considerando o risco associado.

Quando tratamos de lixo que é acondicionado em recipientes de vidro ou de plástico, é fundamental organizá-los em embalagens apropriadas para suportar os riscos comuns associados ao ato de carregar, transportar e descarregar.

O transporte só pode ser efetivado conforme o Regulamento para Transporte de Produtos Perigosos, definido pelo Decreto nº 96.044/1988, e que foi complementado pela Resolução nº 5232/2016 da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Também existem normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que devem ser seguidas nessa operação.

emergência química

O descarte de resíduos de uma emergência química

Agora que mostramos como acontece o descarte de resíduos sólidos e líquidos de origem química, vamos explicar melhor como se realiza o descarte de resíduos de uma emergência química. Que é uma resposta emergencial a situações de incidentes com produtos químicos e perigosos.

Também envolve ações pós-emergenciais, como o monitoramento e a remediação da área contaminada, além de ações de prevenção por meio de cursos e treinamentos destinados às necessidades de cada processo.

A empresa especializada em casos de emergência química trabalha, a priori, no sentido de compreender o negócio do cliente. Isso significa analisar os riscos envolvidos e as potenciais causas dos acidentes. Ela também oferece soluções globais em resíduos com tratamento em plantas próprias. Dessa maneira, o processo de gestão da empresa-cliente e a segurança de todo o processo.

Os serviços oferecidos por uma empresa especializada

A empresa especializada em descarte de resíduos de uma emergência química oferece serviços como:

  •         PAE, que é o Plano de Atendimento Emergencial conforme o padrão da ABNT NBR 15480:2018;
  •         Plano de Atendimento Emergencial Personalizado (PAE Personalizado);
  •         CGO, que é a Central de Gerenciamento de Operações (funciona 24 horas);
  •         EPAE (Equipe de Pronto Atendimento a Emergências) e viaturas operacionais de pronta resposta;
  •         Cursos e Treinamentos Especializados;
  •         Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);
  •         Rotograma Linear, que consiste no Estudo da Viabilidade de Rotas;
  •         Rotograma Descritivo, que também é o Estudo da Viabilidade de Rotas.

O descarte de resíduos de uma emergência química é uma situação muito especial e nem todas as empresas especializadas em gestão de resíduos estão preparadas para fazer frente a esse problema. Por isso, é importante pesquisar por organizações que tenham realmente qualificação para efetuar esse trabalho e os outros.

Neste post, você pôde entender um pouco mais sobre resíduos perigosos de natureza química. Mas há outro tipo de resíduo muito perigoso e que precisa de cuidados especiais. Aproveite para saber como dar o correto tratamento aos resíduos hospitalares!

Facebook

Comentário no facebook

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×