4 motivos para contratar uma empresa de tratamento de resíduos industriais

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Contratação de serviços

Para uma gestão eficiente dos resíduos que sua empresa produz, é importante contar com um suporte especializado, com profissionais com conhecimentos e habilidades específicos. Conforme a legislação ambiental vigente, existem regras para gerenciar o lixo e o não-cumprimento delas resulta em severas penalidades para a empresa geradora.

Nem todo gestor compreende corretamente como funciona, na prática, as leis ambientais. Além disso, é necessário ter uma infraestrutura para pôr em prática uma gestão efetiva. Essas limitações tendem a interferir nos resultados. Veja razões para contratar uma empresa de tratamento de resíduos industriais!

1. A empresa especializada conhece toda a legislação ambiental

Uma das principais razões para optar por uma empresa especializada é que ela tem todo o conhecimento necessário sobre as leis ambientais, evitando assim que a empresa geradora de resíduos se envolva em problemas com a fiscalização.

Conforme determina a legislação ambiental, as empresas geradoras são obrigadas a cuidar do gerenciamento, do transporte, do tratamento e da destinação final dos resíduos que produzem. Para investir em tecnologia e instalações apropriadas, é preciso seguir a ISO 14001.

As penalidades para quem descumprir os preceitos legais, variam desde multas até detenções, podendo comprometer a imagem e até mesmo a existência da empresa.

2. A empresa conta com infraestrutura para tratamento de resíduos industriais

Outro motivo para contratar uma empresa especializada é que esta conta com total infraestrutura para assessorar o cliente quanto à melhor forma de tratar os resíduos industriais. Há várias formas de tratamento conforme o tipo de resíduo, que pode ser perigoso (classe I), não inerte (classe II A) e inerte (classe II B).

Uma dessas formas, é a incineração – um processo de destruição térmica efetuado sob temperatura elevada, entre 800º C a 1.200º C, cuja finalidade é destruir resíduos de periculosidade alta sem deixar resquícios e com total segurança. A incineração oferece vantagens como: a destruição total da parcela orgânica dos resíduos, as emissões atmosféricas completamente controladas, o monitoramento online de todo o processo, a eliminação da periculosidade, a redução média de 90% do volume inicial dos resíduos, a segurança e a rastreabilidade do processo.

tratamento de resíduos industriais

Além da incineração, a empresa especialista oferece outros serviços de tratamento, como coprocessamento (transformação da matéria orgânica em energia), o gerenciamento dos resíduos de saúde e o desenvase de aerossóis.

3. A empresa especializada realiza a logística reversa

A logística reversa é um processo importante para as empresas que desejam manter operações sustentáveis e construir uma boa imagem perante a sociedade. É uma forma de manter-se competitiva no cenário atual do mercado.

Entre as mercadorias que merecem atenção especial, podemos falar dos eletroeletrônicos. A logística reversa cuida de sua desmontagem, descaracterização, destinação adequada do ponto de vista ambiental. O processo garante que não ocorrerá descarte inadequado dos produtos, evitando multas para os envolvidos. Garante-se a proteção à marca e a cadeia de destinação sustentável, envolvendo a fração não-reciclável.

Os equipamentos que podem ser recebidos são: eletroeletrônicos, equipamentos eletromédicos, celulares, pilhas e baterias, lâmpadas, cartuchos de toner, tinta, entre outros.

4. A facilidade em obter deduções fiscais

Com o suporte de uma empresa especializada no tratamento de resíduos industriais, é possível obter deduções fiscais sobre tributos como Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Para ter direito à dedução fiscal, a empresa deve realizar a destruição do lixo industrial com o acompanhamento de uma autoridade responsável da Receita Federal conforme descrito na Lei nº 4.506/1964.

Estas são, apenas, algumas boas razões para contar com o apoio de uma empresa especializada no tratamento de resíduos industriais: ficar em dia com a legislação ambiental, conseguir economia e competitividade, ter o suporte técnico e a infraestrutura necessários para o gerenciamento ideal do lixo.

Continuando a abordar o tema, confira agora 4 soluções que uma consultoria especializada em tratamento de resíduos pode oferecer ao seu negócio!

Facebook
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Pin It Share 0 0 Flares ×